Câmara de Mandaguaçu é TOP 8

por adm publicado 21/12/2022 08h00, última modificação 18/07/2023 10h11
Com nota 98,65% em Transparência

No ano de 2022, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná deu início a primeira avaliação dos portais das câmaras municipais, por meio da aplicação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR). Com a avaliação oficial a Câmara Municipal de Mandaguaçu obteve nota 98,65%, ficando entre as oito Casas de Leis mais transparentes do Estado do Paraná.

A Câmara há anos buscou melhorar e cumprir a legislação de acordo com as exigências relacionadas ao Portal da Transparência. No ano corrente ela se modernizou ainda mais através dos meios de comunicação levando mais informação e maior transparência.

O Poder Legislativo adquiriu novo Site Institucional e Correio Eletrônico, bem como um Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) para que a população conheça mais de perto o processo legislativo e acompanhe todas as atividades parlamentares. O Sistema simplifica as atividades e informatiza o processo legislativo de maneira clara e objetiva, disponibilizando as pautas, comissões, matérias legislativas, sessões plenárias, incluindo todas as votações dos Vereadores.

É importante enfatizar que o Site, E-mails e SAPL são disponibilizados pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, que leva tecnologia e capacitação para as Casas Legislativas, sem custos financeiros. O endereço eletrônico para o munícipe acompanhar o site oficial é o: www.mandaguacu.pr.leg.br e o Sistema de Apoio ao Sistema Legislativo (SAPL): www.sapl.mandaguacu.pr.leg.br

Dentro do site, foi reformulado a Ouvidoria no qual o cidadão pode enviar sugestões, solicitações, elogios, denúncias e reclamações. E também o serviço de Acesso à Informação (E-Sic) no qual é possível solicitar informações sobre ações, programas, despesas, servidores, entre outros via internet, e também de forma presencial onde o cidadão pode protocolar seu pedido pessoalmente.

Além disso a Câmara passou a transmitir ao vivo das sessões ordinárias, que acontecem todas as segundas-feiras às dezoito horas, através do facebook e youtube. Todas as sessões são transmitidas e gravadas podendo ser acessada em qualquer momento.

Todas estas práticas por meio dos canais de comunicação são formas de aproximar o munícipe do órgão público e fazê-lo um cidadão consciente e participativo nos trabalhos de interesse coletivo.